Não raras vezes tive vontade de saber que idéias e sentimentos a leitura desperta nas pessoas. Me sinto muito feliz por estar vivendo este momento, e tendo a oportunidade de sanar minha curiosidade, responder aos meus questionamentos com este grupo de amigas que periódicamente se reúnem com o mesmo objetivo, qual seja: expor suas idéias e sentimentos acerca da obra lida. Fico fascinada entre um comentário e outro, entre as conclusões de cada uma das leitoras.
É fabuloso se dar conta de que cada uma teve uma visão, um sentimento, para cada uma aquele livro resultou em uma mudança, ampliou um julgamento, revelou um fato, abriu uma janela. Alguma coisa que havia passado desapercebida por mim, ou que eu havia interpretado de uma outra maneira... e então vem aquela pessoa linda, maravilhosa, cheia de experiências pessoais muito distintas das minhas e revela algo surpreendente de um livro que eu também li.
Ter um livro nas mãos, é a forma mais simples e bonita de trilhar o caminho da sabedoria, de abrir portas e despertar o espírito para a reflexão, para a liberdade de imaginação. Um livro é uma fonte inesgotável de felicidade. Junte-se a isto, o fato de poder compartilhar com outras pessoas toda essa energia e o resultado é maravilhoso, transformador!
A leitura aparece entre as experiências de vida, como a mais adequada para nos fazer viajar, conhecer e encontrar o sentido da vida. Estimular o interesse pela leitura é alimentar o interesse pela informação, pelo conhecimento. Meu estímulo veio de Dona Maria, leitora contumaz, que na minha remota infância, me presenteou mais com livros e menos com bonecas.
O principal aspecto constituinte do pensamento crítico, é a leitura. E o leitor capaz de relacionar as intenções comunicativas, interpretar a idéia que o produtor transmite através da construção do texto, será também um conhecedor dos segredos e dos mistérios do mundo. (Qualquer semelhança com o tema abordado no livro que estamos lendo no momento "O Símbolo Perdido" será mera coincidência...rsrsrs...).
Com nossos encontros confirmei também o fato de que cada um interpreta de acordo com a sua história, com o momento em que está vivendo, e com o contexto social e cultural em que cresceu. Assim é que a leitura está sempre "em movimento" por assim dizer. A mesma pessoa poderá ler o mesmo livro, em momentos distintos de sua vida e modificar a interpretação dada inicialmente.
Monteiro Lobato escreveu que "Um país se faz com homens e com livros"!! Podemos encontrar nas entrelinhas, que uma nação necessita de pessoas que saibam pensar, que tenham grandes idéias, porque a pessoa que lê conhece o mundo e quem conhece tem condições de atuar para modificar e tornar algo ainda melhor.
Ter um livro nas mãos é ter acesso a uma grande escola onde é possível não somente enriquecer o vocabulário (o que já seria de grande ajuda), mas também abrir horizontes, transpor fronteiras, conhecer o universo.
Quem lê, decodificando o entorno, aprende a ler a vida, a interpretar os acontecimentos, a observar, refletir... Portanto, a leitura transforma. Transforma idéias, transforma pessoas, transforma o mundo!!!!
É motivo suficiente para você começar a ler??!!!Então, abrace essa idéia e venha ler conosco, estamos te esperando.

Lindo esse abraço....vamos pegá-lo como nosso Simbolo??? Podemos???
ResponderExcluirQuantas vezes me senti assim...lendo Leo Buscaglia, me ajudou muito em muito momentos tristes....
Abraço de paixão me despertou lendo Exôdo....
Nossa e choro...lendo Meu pé de Laranha Lima....
Quantas coisas significam esse abraço além de emoções...significam cultura, entendimento, estudos, conhecimento em muitos sentidos, e agora novos horizontes....
Namaste Me
Oi Me, lindo né!!! Achei super legal, e como não tinha crédito de autoria, colei aqui sem identificar. Podemos criar algo parecido, substituindo a imagem da garota, vou ver o que pode ser feito.
ResponderExcluirNamaste.