Muito bem, aqui estamos e temos muito trabalho pela frente: atualizar a página e compartilhar com as pessoas queridas que acessam nosso blog as atividades e projetos desenvolvidos pelo grupo.
A última vez em que postamos o livro que iríamos ler seria "O Apanhador no Campo de Centeio" de Jerome David Salinger, mas devido a dificuldade de encontrarmos o exemplar em livrarias, sebos e semelhantes, e considerando também a opinião de algumas leitoras que começaram a ler e não estavam muito entusiasmadas, resolvemos mudar para "Cartas entre Amigos - Sobre medos contemporâneos" de Gabriel Chalita e Pe. Fábio de Melo.
Os Autores - Gabriel Chalita nasceu aos 30 de abril de 1.969. Atualmente é professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e palestrante nas áreas de filosofia, ética, relações interpessoais e educação. Sua obra é composta de 50 títulos que vão de livros didáticos a tratados sobre a ética e a filosofia. Dos 45 livros publicados, "Os dez mandamentos da ética" em 2.004 foi lançado simultaneamente, na Argentina, Chile e Espanha, e em 2.006, "Pedagogia do Amor" foi lançado na Espanha.
Fábio José de Melo Silva, nasceu aos 3 de abril de 1.971 em Formiga, MG. Pertencente originalmente a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, e hoje atua na Diocese de Taubaté/SP. É mestre em Antropologia Teológica e sua obra é composta de 8 livros publicados e de 11 cd's gravados.
O Livro - "Cartas entre Amigos - Sobre medos contemporâneos" tem um título que fala por sí, pois a obra trata de temas relacionados aos diversos tipos de medos contemporâneos, na visão de dois amigos que trocam cartas entre si, abordando temas como o medo da morte, da solidão, do fracasso, a violência, da inveja, do envelhecimento, como lidar com a linha fina que separa a razão das paixões...

Bom, eu sou supeita em falar dos dois porque para mim são filófosos e nesse primeiro livro, escreveram coisas que me tocaram muito.
ResponderExcluirAliás acho que são os medos de todos nós, mas eles falam das suas próprias experiências, dos seus medos e isso é bom porque conseguimos separa-los da profissão de cada um, apenas são humanos.
Recomendo o segundo Carta entre Amigos que fala sobre perdas, como também Mulheres de Flores e de Aço do padre Fabio de Melo.
Bem, também sou suspeita..rs... e não sei se recomendaria. Mas o Pe. Fábio de Melo discorre sobre os temas abordados de forma bastante catedrática. Algumas das suas respostas aos temos propostos por Chalita, me chamaram a atenção sim. O medo, a inveja e outros são temas que "assombram e persseguem" a humanidade desde sempre. Mais do mesmo!!
ResponderExcluir