terça-feira, abril 05, 2011

O PEQUENO PRÍNCIPE

Le Petit Prince, conhecido como O Principezinho em Portugal e O Pequeno Príncipe no Brasil, é um romance do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry (29 de junho de 1900, Lyon - 31 de julho de 1944, Mar Mediterrâneo), publicado em 1943 nos Estados Unidos. A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, cerca de 80 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro O Peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos.










Em Portugal, "O Principezinho" integra o conjunto de obras sugeridas para leitura integral, na disciplina de Língua Portuguesa, no 2º Ciclo do Ensino Básico.




No Japão há um museu para o personagem principal do livro, um jovem sonhador de cabelos louros e cachecol vermelho.



Um filme musical intitulado The Little Prince foi feito baseado no livro e lançado em 1974.



Na década de 80 foi lançada uma série de desenhos animados chamada As Aventuras do Pequeno Príncipe. A série foi feita pelo estúdio de animação "Vóvó Chantre" e foi ao ar pela primeira vez no Japão em 1978 sob o título Hoshi no Ōjisama Puchi Purinsu (em japonês: 星の王子さま プチ・プリンス, Hoshi no Ōjisama Puchi Purinsu? Prince of the Stars: Petit Prince).


Acredita-se que parte do enredo da obra e as aquarelas de Antoine de Saint-Exupéry tenha sido inspirada pela sua ida ao nordeste do Brasil, onde ele teria se encantado com o Baobá, árvore de origem africana trazida à terra brasileira. Uma obra com mais de meio século de existência, que transpõe fronteiras e se instala em todas as partes do mundo, de um conteúdo filosófico que atinge qualquer pessoa, de qualquer idade, raça, credo... teria que fazer parte das nossas escolhas. "Boa viagem" e divirtam-se com as aventuras do pequenino!!




6 comentários:

  1. "O pequeno principe vive num planeta pequeno.Ele tinha uma flor que amava muito, porém está flor era boba e exigente, acreditando que seus espinhos a protegeria, exigindo do principe mais proteção.Cansado dela, ele abandona o seu planeta, e fará uma visita ao planeta terra, lá ele depara com muitas situações desconhecidas.
    As pessoas que o principe visita parecem ser uma metáfora da solidão e isolamento entre adultos.
    Com sua viagem ele aprende o significado do "amor" e o que a rosa significava para ele
    O principe sai com a esperança, que vale a pena amar , mesmo que isto traga algumas vezes tristezas.

    ResponderExcluir
  2. Não deixe que oportunidades boas passem por sua vida por despercebidos, cative amizades, saber viver com as diferenças e lutar pelos seu ideais.

    ResponderExcluir
  3. Olá queridas...
    Que pena, Raquel, que continua saindo a postagem em nome dessa pessoa, precisamos ver o que está havendo, se eu puder ajudar!!

    Bem, eu já me perdi no número de vezes em que li este livro bem como nas quantas interpretações que dei cada vez que reli. Meu primeiro exemplar, me foi presenteado por uma amiga, em março de 1986!! A outra versão que tenho, adquiri ano passado, na Feira do Livro, é uma minuatura, em Espanhol. Tenho certeza de que voltarei a acompanhar o Principizinho em suas viagens por muitas vezes ainda... mas esta, foi especial, porque estivemos todas juntas! Beijos e até mais tarde...rs...

    ResponderExcluir
  4. A nossa reunião na casa da Ivone para discussão desse livro foi muito proveitosa, na minha opinão.
    Relembramos o passado, a infância.....
    Cada uma teve uma conclusão que acho que devem postar.
    Eu tenho comigo que, nunca devemos esquecer a criança que exite dentro de nós....
    Me.

    ResponderExcluir
  5. Como é gratificante - eu prefiro emocionante - ler as palavras dessas pessoas que adoram ler. E quando essa emoção transborda nos textos, fico apenas imaginando as reuniões que vocês fazem.
    Posso sentir uma pitadinha de inveja?

    Parabéns a vocês!!!
    com afeto
    Wagner

    ResponderExcluir