quinta-feira, março 08, 2012

Mulheres que Escrevem + Mulheres que Leem

CORA CORALINA

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, este é o nome da literária que aos 75 anos alcançou o reconhecimento e chegou a receber una carta de Carlos Drummond de Andrade que declarava: "seu livro é um encanto, seu lirislo tem a força e a delicadeza das coisas naturais", bem assim, o prêmio Juca Pato.É Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Goias

ADRIANA MONTI

Dinda, como carinhosamente a trato, tem um perfil de bondade e pureza de coração, a obra indicada por ela para que todas lêssemos foi: "O Pequeno Príncipe".

CECÍLIA MEIRELES

Foi quem organizou a primeira biblioteca infantil do país. Ainda depois de sua morte em reconhecimento ao conjunto de sua obra, a A.B.L. lhe concedeu o prêmio Machado de Assis.

MÁRCIA GARCIA

Marcinha é uma mulher forte, que "ajuntou todas as pedras que vieram sobre ela, levantou uma escada muito alta, e no alto subiu"!! Sua sugestão para leitura foi: "Médico de Homens e de Almas".

RAQUEL DE QUEIROZ

Romancista, cronista e teatróloga foi a primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras, e com um romance que narra parte de sua tragetória, recebe em 1.930, o prêmio Graça Aranha.

RAQUEL ARENARE

Raquelita, tem a caridade e a dedicação ao próximo como suas principais virtudes. Graças a ela, chegamos às Borboletas Amarelas dos "Cem Anos de Solidão".

CLARICE LISPECTOR

Essa Ucraniana, que foi criada em Recife e aos 12 anos se mudou para o Rio de Janeiro, aos 19 anos já ingressava no mundo dos escritores com a obra Perto do Coração Selvagem.

GABRIELA BONAFINI

Nossa "caçulinha", Gabi tem uma forma muito especial de transmitir suas idéias e vê a realidade com um otimisto que lhe é peculiar. Por indicação dela, lemos "O Símbolo Perdido"

LYGIA FAGUNDES TELLES

É membro da A.B.L. desde 1.985 e da A.C.L. desde 1.987. Com "Antes do Baile" foi agraciada com o Prêmio Internacional Feminino para Estrangeiros, na França. É Doutora Honoris Causa pela Universidade de Brasilia.

MELINDA FERREIRA

Me, querida Me, um rio calmo, de águas serenas e repleta de sensatez; tranquilidade é o que ela transmite a todos. "As `Cinco Pessoas que você Encontra no Céu" foi a sua primeira indicação de leitura.

HILDA HILST

"Vez enquando te volteias para que eu não me esqueça do instante cego em que me pedirás companhia". Frases como esta, contida em suas poesias a incluíram entre os nomes dos grandes escritores brasileiros contemporâneos.

MÁRCIA CARVALHO

Má, assim me chamam aquelas com as quais compartilho a felicidade de aprender a cada dia. Busco ser uma pessoa melhor. Sugerí como leitura "A Sombra do Vento"

ADÉLIA PRADO

Inspirada pelo Estado de Minas Gerais, entre suas conquistas está o Prêmio Jabuti, com o livro Coração Disparado.

LÚCIA CONSTÂNCIO

Lúcia é curiosa no que se refere as novidades científicas entre outras. Engajada, antenada, nos indicou para ler "O Caso dos Dez Negrinhos"

NÉLIDA PIÑON

Motivos não faltam para nos orgulharmos da escritora que foi a primeira mulher em 100 anos a integrar a Diretoria da Academia Brasileira de Letras e a ocupar a Presidência da Casa de Machado de Assis. Conquistou o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo.

SÔNIA ARENARE

Soninha é doce, gentil e comedida, sua opinião faz toda a diferença a cada encontro e nos sugeriu lermos "O "Apanhador no Campo de Centeio".

ANA CRISTINA CESAR

Poetisa Carioca, ocupa um dos principais lugares no novo discurso poético, expoente da chamada "poesia marginal".

VILMA MOHERDAUI

Vilma tem como característica ser observadora e pertinente em seus comentários.Sua sugestão de leitura foi "Comer, Rezar e Amar".


AGORA CHEGOU A VEZ VOU CANTAR


MULHER BRASILEIRA EM PRIMEIRO LUGAR

2 comentários:

  1. Lindas palavras,
    para lindas mulheres
    almas maravilhosas
    que alimentam nossas vidas.
    Lindas!

    ResponderExcluir