sexta-feira, abril 13, 2012

Um "(...) gigante pela própria natureza... és tu, Brasil"

Os primeiros compassos desse ... (qualquer adjetivo me parece ínfimo) Hino, segundo historiadores, foram escritos por Francisco Manuel da Silva (compositor, regente, violoncelista e professor - 1795/1865), senão nos últimos quatro meses de 1.822, até meados de 1.823, no balcão de um armarinho situado na confruência das ruas Senador dos Passos e Regente Feijó na cidade do Rio de Janeiro.

Por quase um século referido Hino foi executado sem letra, quando em 1.909 recebeu uma letra definitiva que fora finalmente oficializada em 1.922 como o Hino Nacional Brasileiro.

Segundo Luís Heitor de Azevedo Correa, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado pela primeira vez no cais do Largo do Paço, entre saraivadas de fogos, quando da partida de D. Pedro I, em 13 de abril de 1.831.



E buscando um vídeo com a execução do mesmo, este foi o primeiro que encontrei e ao ver as expressões no rosto do regente, nem por um instante pensei em persitir na busca. Eu havia encontrado exatamente o que procurava. Este vídeo traduz absolutamente tudo o que eu sinto pelo meu País e que gostaria que fosse cultuado. Ao  Mestre, Regente  João Carlos Martins, igualmente gigante pela própria natureza, registro aqui minha humilde homenagem e agradecimento porque tu também és brasileiro.

Um comentário:

  1. A quem possa interessar conhecer um pouco sobre a vida, os trabalhos e a GRANDIOSIDADE desse BRASILEIRO chamado JOÃO CARLOS MARTINS, basta acessar a seguite página:

    http://www.fundacaobachiana.org.br/

    ResponderExcluir