segunda-feira, maio 07, 2012

MARIPOSAS MIGRATÓRIAS


 Michoacán, México, esse é o lugar!!!
No livro ao qual ultimamente temos dedicado algum tempo de nossos dias lendo, MARINA, o autor por diversas vezes se refere a uma BORBOLETA NEGRA, e como eu sou fascinada por borboletas, desde sempre, me pareceu oportuno falar um pouco sobre a beleza do fenômeno migratório das MONARCAS.

Várias são as razões que despertam em mim grande fascínio pelas borboletas (mariposas em espanhol): a graciosidade e delicadeza de seu voo, confuso, mas ao mesmo tempo definido, sua extrema beleza, seu poder de mutação, sua fragilidade e a total dependência do ser humano: se degradamos seu meio natural, morrem, irremediavelmente. E não obstante a sua delicadeza, percorrem milhares de quilômetros migrando de seu habitat até a reserva do "Santuário de La Mariposa Monarca", no Estado de Michoacán, México.

Essa maravilha da natureza pode ser observada entre os meses de outubro a abril, quando milhões de Monarcas deixam o continente Norte Americano  e migram para a América do Sul, principalmentes para esses santuários mexicanos onde a temperatura normalmente fica próxima dos zero graus centígrados. Numa região com bosques de coníferas, numa altitude de aproximadamente 3.300 metros acima do nível do mar.

A proteção que as árvores oferecem contra os ventos diretos, o oxigênio e a temperatura das montanhas michoacanas apresentam as condições propícias para a reprodução das Monarcas. Já em meados de fevereiro, as revoadas se intensificam, na busca pelo nectar das flores, pois necessitam acumular energia para regressarem.



Mas quem são essas lindas e corajosas criaturinhas conhecidas científicamente por  Danaus Plexippus Linneo? Elas pertencem à classe dos lepidópteros, originárias do norte dos Estados Unidos. Sua beleza, seu colorido e a importância que tem como agente polonizador é fator preponderante para o equilíbrio ecológico.

São insetos que resistem a condições climáticas variáveis e que vivem muito mais que as demais borboletas, que costumam fechar um ciclo vital em 24 dias, e as Monarcas chegam a viver por até 9 meses.

As Borboletas Monarcas realizam uma viagem de aproximadamente 4.000 quilômetros, se alimentando pelo caminho de asclepias, planta que contém um alcalóide venenoso para os predadores e se beneficia das borboletas que polinizam uma extensa zona.

Assim, a natureza cumpre seu destino, e nos presenteia com esse maravilhoso espetáculo das MARIPOSAS MIGRATÓRIAS.




3 comentários:

  1. Hola amigas y amigos del club, para acompañar a estas palabras sobre las Mariposas Monarca, realizadas por Márcia. Podéis ver este vídeo y comprenderéis la majestuosidad del evento. Una de las cosas mas bellas de la Naturaleza. Y nosotros empeñados en destruirla, ya nos arrepentiremos de ELLO.

    La migracion de las Mariposas.
    http://www.youtube.com/watch?v=-V1qGNkrC7c

    La Matamorfosis.
    http://www.youtube.com/watch?v=zxEx821X8as

    Espero les guste el vídeo

    Reciban un cordial saludo.
    Un amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdon

      Se escapo una "a" en vez de una "e", en Metamorfosis, las prisas.

      Para ver los vídeos copiar el enlace en la barra del navegador.

      Un saludo

      Excluir
  2. Ya me gustaria agradecer a la persona esa que nos escribe hace ya unos días. Sus comentários son siempre oportunos y de mucha ayuda para el BLOG.

    Asi que gracias por la participación y por las visitas. Saludos de nosotras del CLUBE DA LEITURA.

    ResponderExcluir