sábado, fevereiro 13, 2010

Bem... e como não poderia ser diferente, nos reunimos para comentar "A Cabana" ... este sim, causou alguma polêmica por tratar de temas mais complexos e que afetam a cada um de maneira muito particular, entre eles, a Fé!! E resultou que nosso encontro naquela tarde se prolongou um pouco mais!! Espero que cada uma vá postando aqui seu comentário sobre os livros que lemos... dando margens a outras participações e opiniões novas a respeito.

Dessa vez, quem sugeriu o próximo livro, "fui eu"...rsss... sim, eu mesma! Fazia muito que um amigo Espanhol havia me sugerido a leitura de um best seller que "bombou" na Europa, em especial na Espanha e Alemanha. Me enviou em PDF e li... melhor dizendo, "devorei" cada palavra. E não poderia deixar de dividir com minhas amigas "leitoras" a delícia que é percorrer cada página de "A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón.




O Autor - Carlos Ruiz Zafón, nasceu em Barcelona, em 1964. Com "O Príncipe da Névoa" que vendeu mais de 150.000 exemplares pela Espanha, ganhou o prêmio Ebedé de literatura, desde então transformou-se em uma das maiores revelações literárias dos últimos tempos com "A Sombra do Vento", finalista dos prêmios literários espanhóis Fernando Lara 2001 e Llibreter 2002. É também colaborador dos jornais espanhóis La Vanguardia e El País.

Repercussão na Imprensa Estrangeira -

Die Welt,  Alemanha - Um presente para a fantasia -
Por Michel Friedman  07/12/2003

"Existem livros que fazem sonhar, que são um presente para a fantasia. Quando alguém lê um livro como esse, sente-se bem, não quer ser incomodado por nada nem por ninguém, e deseja apenas mergulhar no mundo dos personagens. A Sombra do Vento é um presente assim."
Kirkus Reviews, Estados Unidos -
Crítica Recomendada - 01/03/2004

"... A Sombra do Vento vai mantê-lo acordado à noite - e será um tempo bem empregado. O livro é absolutametne maravilhoso."

O Livro - Em meio a avalanche de lançamentos editoriais, poucos conseguem conquistar ao mesmo tempo a crítica e o público. Este livro, é uma dessas raridades. Esteve por mais de 60 semanas na lista dos livros mais vendidos da Espanha, repetindo o êxito que teve na Alemanha e tendo conquistado a crítica Americana. Ao todo, o livro teve 850.000 exemplares impressos nas diversas edições e seus direitos de tradução foram vendidos a 17 países.

"A Sombra do Vento é uma narrativa de rítmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias."


"Cada presente de um amigo é um desejo por sua felicidade"
Richard Bach

3 comentários:

  1. Muito feliz a crítica alemã ao definir esta obra como "um presente para a fantasia" e, na oportunidade, aproveito para agradecer a meu Amigo Miguel Martínez, pelo incrível presente.

    Sem "sombra" de dúvidas...rs... o melhor livro que li até então, o autor tem a capacidade (ou talvez o dom) de envolver o leitor em toda a trama e criar uma expectativa pelo que vem no próximo parágrafo, como ninguém. Recomendo, indico, sugiro...rs... leiam esse espetacular presente de Zafón a humanidade!!

    ResponderExcluir
  2. guilherme sant' annasex. mar. 12, 11:43:00 PM

    Marcia Ang'elica sumida, acabei de ganhar esse livro do Victor Ugo, que o recomendou apos a indicacao desse blog. Bjs, Guilherme

    ResponderExcluir
  3. GUILHERME SANT'ANNA... não posso acreditar no que meus olhos leem!!! Meu amigo, tão querido cuja volta reforça minhas razões para "venerar" este livro, por me proporciona mais um presente especial, que é ter você de volta na minha vida!!
    Beijo...

    ResponderExcluir